Meus fãs

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Hoje, 01/11, é o Dia Mundial do Veganismo. 

O veganismo é uma filosofia, um estilo de vida, um sistema de ideias, um movimento cujo volume de adeptos vem aumentando rapidamente em todo o mundo graças a uma crescente conscientização sobre os direitos dos animais, questões ambientais, qualidade de vida e saúde: cada vez mais lojas e restaurantes veganos são abertos, os supermercados têm cada vez mais opções de produtos e alimentos veganos. O termo “veganismo” foi cunhado em 1944 por Donald Watson, cofundador da Vegan Society na Inglaterra, que nos conta: 

“Uma das minhas primeiras lembranças é a de passar férias na fazenda de meu tio George, cercado por animais interessantes. Todos eles “davam” alguma coisa: o cavalo da fazenda puxava o arado, o cavalo menor puxava a charrete, as vacas “davam” leite, as galinhas “davam” ovos e o galo era um “despertador” muito útil; não sabia naquele tempo que ele também tinha outra função. As ovelhas “davam” lã. Nem de longe imaginava o que “davam” os porcos, mas pareciam criaturas tão amistosas... sempre felizes em me ver. Então, chegou o dia quando um dos porcos foi morto: eu ainda trago lembranças vívidas de todo o processo, incluindo os gritos. Claro... decidi que as fazendas — e os tios — tinham de ser reavaliados: o cenário idílico não passava de uma sequência sem fim de mortes, onde os dias de cada criatura estavam contados a partir do momento que deixasse de ser útil para os seres humanos”.

A partir daí, Donald passou a pôr em prática a sua convicção de que “o homem deveria viver sem explorar os animais”, o que muito deve ter contribuído para que vivesse uma vida longa e sem problemas de saúde, falecendo em casa, aos 95 anos, de causas naturais.

***

No dia de hoje, o escorpiano homenageado não poderia deixar de ser um ilustre vegano (desde os três anos de idade):




Joaquin Phoenix (28/10)


Ator e cantor indicado 3 vezes ao Oscar, ganhador de um Globo de Ouro e um Grammy, membro atuante de organizações de defesa dos direitos dos animais, entre elas Mercy for Animals, In Defense of Animals e a PETA, a maior delas em todo o mundo. Foi o narrador de Terráqueos, documentário sobre a cruel dependência que os seres humanos têm dos animais e como ela deve e pode ser revertida. Por este trabalho, recebeu o “Prêmio Humanitário”, no San Diego Film Festival, em 2005.

Confira veganos homenageados nos outros signos:

Blog dos Aquarianos

Blog dos Geminianos

Blog dos Librianos

Blog dos Leoninos

Blog dos Virginianos

Blog dos Taurinos

Blog dos Piscianos

Blog dos Cancerianos

Blog dos Sagitarianos

Blog dos Capricornianos

Blog dos Arietinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário